Eu posso fazer a dieta do meu amigo? Ou a dieta que vi na internet? Ou mesmo usar a mesma dieta que o meu nutricionista me passou a uns 3 anos? Essas são algumas das perguntas que nos vem a cabeça, e o que fazer quando surgem?

Costumo dizer aos meus clientes que eu não faço dieta e nem quero que ele “entre” na dieta, pois é muito fácil “sair” da dieta, prefiro o termo reeducação alimentar, pois é algo que ele vai aprender e vivenciar por toda a vida, não sendo “a dieta” o fator principal para perda/ganho/manutenção do peso.

Cada pessoa tem sua necessidade calórica, por isso não é correto eu utilizar a mesma quantidade de alimento que meu amigo ou a que vi em uma revista, pois essa quantidade não foi calculada exclusivamente para minhas necessidades energéticas totais. As necessidades nutricionais, em termos calóricos, estão entre 1,5 a 1,7 vezes a energia produzida, o que, em geral, corresponde a um consumo que se situa entre 37 a 41kcal/kg de peso/dia. Dependendo dos objetivos, a taxa calórica pode apresentar variações mais amplas, com o teor calórico da dieta situando-se entre 30 e 50kcal/kg/dia.

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra “dieta” está associado a uma forma de conter o peso e/ou manter a saúde em boas condições.

Para seguir uma dieta, convém consultar um médico ou nutricionista, a fim de conhecer a dieta adequada ao seu organismo.

A escolha de alimentos certos na proporção correta, bem como a prática de exercício físico com orientação de um especialista, evitando uma vida sedentária, são considerados fatores essenciais para a manutenção da saúde. Uma “dieta” restritiva e que não tenha em conta as necessidades do organismo poderá ter efeitos desastrosos. Por isso, uma adequada avaliação nutricional individual evita desequilíbrios na dieta que podem levar a problemas de saúde, tais como deficiências nutricionais específicas ou calórico-protéicas e o excesso de peso ou obesidade. também, ter uma vida saudável não é fazer apenas dieta, é não ter uma vida sedentária.

Sendo assim, procure seu nutricionista! Ele irá dizer quantas kcal/kg de peso/dia você precisará e o mais importante lhe dirá o que você precisa comer para otimizar seus resultados.

[divider]