Antes de iniciar uma boa caminhada ou aquela corrida sagaz, devemos utilizar de um recurso rápido e muito eficaz para segurança de nossos músculos e articulações: o alongamento!

Em si, o alongamento prepara a musculatura para que ela possa receber uma carga diferente antes do treino. Existe o aumento da flexibilidade, uma leve redução da tensão muscular, e também ocorre um relaxamento não apenas físico, mas também mental, onde o corpo e a mente se prepara para uma nova atividade.

O alongamento influi diretamente no aumento da capacidade e do comprimento muscular. Com o aumento da flexibilidade dos músculos, existe uma facilitação na realização de movimentos disponíveís por parte de uma determinada articulação aumentando assim, a amplitude do movimento e a extensibilidade dos músculos.

Além disso, o aumento da flexibilidade dos músculos faz com que o movimento de qualquer parte de uma determinada articulação seja realizado sem qualquer tipo de dor. A redução da tensão muscular, independente de sua localização, ocorre devido ao fato de que o alongamento atua diretamente no tecido conjunto.

Sendo assim, ocorre uma melhora, que de acordo com o grau da tensão ela pode ser significativa ou não, no fluxo sanguíneo. O alongamento também auxilia na amplificação do relaxamento físico e mental.

alongamentoA amplificação do relaxamento físico se deve justamente à atuação do alongamento no tecido conjunto, que desenvolve alguns bloqueios ajudando a expandir a consciência corporal. E, como consequência do relaxamento físico, vem a sensação de bem-estar, que está ligada ao relaxamento mental, favorecendo, desta maneira, o combate do corpo às tensões musculares.

Consulte um médico antes de iniciar qualquer tipo de treino. Uma avaliação muscular, cardiovascular, de postura, entre outras, tornam-se necessárias quando estamos “mexendo” com nossos corpos.

[divider]