Tema de várias discussões e opiniões, o alongamento tornou-se uma técnica controvérsia. Alguns profissionais são favoráveis ao seu uso e outros não o consideram tão importante.

Alongamento - Tecnologia do Tenis

Em todo e qualquer esporte você já viu atletas alongando-se antes das respectivas atividades. Porém, com o passar dos anos o tema foi ficando mais amplo e com isso discussões sobre a necessidade ou não vieram a tona. O que podemos dizer é que o alongamento é um tema delicado e que ainda levará muito tempo para um consenso maior.

A verdade é que o alongamento é um meio de prevenir certas lesões e é também parte fundamental do tratamento Fisioterapêutico, quando a lesão já se instalou.

Estudos mostram que o alongamento antes de atividades de alto rendimento não são benéficos, podendo diminuir a performance dos atletas.

Com uma posição muito pessoal, a recomendação dada aos meus pacientes é que antes da atividade física seja realizado um aquecimento para preparar os músculos e articulações para os estímulos diferentes gerados durante prática esportiva.

É importante destacar para os pacientes que o alongamento deve ser realizado constantemente, pois traz benefícios e bem-estar para quem o realiza constantemente. Ter uma boa elasticidade muscular e articular facilita e melhora a funcionalidade do nosso organismo, por isso, eu como terapeuta recomendo a realização frequente de alongamentos.

 assinatura-fisio

[divider]