A recuperação da condição muscular exige alguns cuidados. A alimentação deve ser balanceada, seguir a orientação de um especialista no assunto é uma ótima alternativa. Confira um pouco mais com o especialista em Nutrição esportiva Janio Lopes.

recuperacao-muscular-nutricaoA recuperação da condição muscular através da nutrição é uma alternativa para minimizar o desgaste da musculatura. As atividades fisicas exigem bastante das fibras musculares e o acesso a informação por parte dos praticantes esportivos nem sempre é o necessário para os cuidados adequados.  Segundo as diretrizes publicadas pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, uma das formas de otimizar a recuperação muscular é que o consumo de carboidratos esteja entre 5 e 8g/kg de peso/dia. Em atividades de longa duração e/ou treinos intensos há necessidade de até 10g/kg de peso/dia para a adequada recuperação do glicogênio muscular e/ou aumento da massa muscular. Devemos levar em consideração que a depleção do glicogênio muscular irá depender da intensidade do treino, sendo assim, a escolha dessa proporção de carboidratos deverá ser bem avaliada pelo seu nutricionista, a fim de otimizar a recuperação e o aumento da massa muscular.

Um outro fator que vale ressaltar é que poucos sabem que o crescimento muscular ocorre durante o repouso e não durante a atividade executada. Os exercícios são um estimulo para a musculatura que durante o sono ou em momentos de descanso, repouso vão desenvolver. Todo atleta necessita de um período de repouso, onde o corpo, as fibras musculares conseguem a recuperação adequada.

Alimentos e Suplementos que auxiliam na recuperação muscular:

  • Laranja, espinafre e pimentão amarelo;
  • Agrião, limão e acerola ;
  • Salmão e azeite de oliva;
  • Granola, nozes e castanhas;
  • Frango, peixe, iogurte e ovos;
  • Carboidratos.

 Lembre-se: A ingestão de qualquer alimento ou suplemento de forma exagerada torna-se um risco para o corpo. A alimentação balanceada é a forma ideal para treinos saudáveis.

[divider]