Como o exercício e a dieta podem ser grandes aliados para o sucesso do Projeto Verão

WomanRunningEssa época do ano é comum pessoas que não se exercitavam passarem a se exercitar com intuito de perder peso, ou compensar os estragos na dieta que começam nas férias e festas de final de ano.

Mas mudanças dietéticas são necessárias para potencializar a queima de gorduras e evitar catabolismo (perda de massa muscular), evitar lesões e queda de imunidade.

Um bom começo é fracionar a dieta em pelo menos 5 refeições ao dia: café da manhã, lanches intermediários, almoço e jantar. Ficar muito tempo sem se alimentar não leva a aumento de performance, deixa o metabolismo mais lento e dificulta a perda de peso e de gordura corporal.

Procure comer ao menos 3 porções de fruta e de legumes ao dia, que garantirá fibras, vitaminas e alguns minerais importantes para manter saúde de todos os tecidos, incluindo pele,unha e cabelo. Além disso, dá suporte ao sistema imune também, e ajuda a garantir bom funcionamento intestinal.

Proteínas são sempre bem vindas em todas as refeições de pessoas que se exercitam com frequência: leite e seus derivados magros, como iogurte, queijos, etc., ovos, frango, carnes magras, peixes e proteínas vegetais como tofu, feijão e outras leguminosas e quinua, são ótimas opções e devem aparecer de forma vem variada na dieta.

Procure consumir cereais integrais aos refinados: além de maior teor de fibras, que garantirá mais plenitude gástrica, evitando altos picos de fome e maior vontade de comer doces, dentre outros benefícios.

Um corpo nem hidratado também funciona melhor, por isso, garanta boa hidratação, e evite excessos de bebidas esportivas, já que contém açúcar e sódio, que em excesso leva a retenção de líquidos e pode atrapalhar sua perda de peso.

O uso de termogênicos vem sendo usado de maneira indiscriminada, podendo levar a efeitos adversos e atrapalhar totalmente seus objetivos. Sejam eles ou quaisquer outros suplementos que você pensa em tomar, consulte sempre um Nutricionista Esportivo antes, até porque são produtos caros, e precisam ser indicados e orientados por um profissional habilitado.

E lembre-se: treinos e reeducação é algo constante, e não deve ser encarado apenas como um objetivo estético pra final de ano, para se mostrar melhor no verão. Você merece muito mais do que resultados momentâneos, você merece saúde e corpo esbelto o ano inteiro.

Fonte: Priscila Di Ciero – Nutricionista  (www.prisciladiciero.com.br)
[divider]