Fortalecer a musculatura é um fator que certamente irá prevenir lesões. Mas é necessário o acompanhamento de profissionais da área para que tudo posso ocorrer da melhor maneira possível

Hoje em dia quando se fala em saúde e atividade física, a corrida surge como uma das atividades que mais cresce. E muitos são os benefícios que essa modalidade esportiva pode trazer. É uma atividade ao ar livre, apresenta diversas possibilidades de variação (percursos, ritmos e métodos de treinamento), pode ser praticada em grupos, é acessível e de baixo custo, basta ter um tênis adequado e vontade para iniciar.

fortalecimento-muscular

Apesar de todos esses fatores favoráveis surgem alguns cuidados, perigos que são escondidos pelas facilidades e motivações citadas a cima, como a falta de orientação profissional, excesso de treinos e lesões.

A ocorrência de lesões durante as corridas estão ligadas a repetição de movimentos e a impactos constantes nos sistemas musculares e osteoarticulares. Existe vários tipos de métodos e sistemas de fortalecimento muscular que pode se aliar aos corredores na busca da melhora de desempenho e diminuição de lesões: musculação, treinamento funcional, pilates, fisioterapia. Dessa forma cada corredor(a) pode optar por aquela atividade que tenha uma maior afinidade.

O trabalho de fortalecimento muscular, específico para corrida, diferencia-se do trabalho realizado pela maioria das pessoas nas academias, que buscam hipertrofia muscular ou perda de peso. Trata-se de um trabalho de fortalecimento e resistência muscular. Diferente do que muitos pensam, não é porque “se corre” com as pernas que se faz necessário apenas fortalecer os membros inferiores, é fundamental entender que todo o corpo está integrado e focado na realização da corrida. Os membros superiores e o que chamamos de core (abdômen, lombar e quadril) também são fundamentais no que diz respeito à coordenação e à manutenção da postura durante a atividade.

É aí que percebemos os principais benefícios do treinamento de força para corrida. Com a musculatura preparada existe um aprimoramento da técnica na execução da corrida, uma diminuição do desperdício de energia com movimentos compensatórios outrora existentes, a possibilidade de lesões é reduzida consideravelmente, desencadeando uma cascata de consequências positivas: sem lesões, sem dores, sem períodos de “molho”, maior satisfação, regularidade de treinos assegurada e como resultado de todo esse processo, uma notória melhora de desempenho.

Como agregar sessões de treinamento de força à sua rotina de treinos? Quantas vezes na semana? Quantas séries e repetições? Vai depender de inúmeros fatores que serão levados em consideração pelo profissional que prescreverá as sessões de treino, tais como: características individuais, nível de condicionamento e objetivos pretendidos.

Portanto corredor, não abra mão de ter em seu programa um espaço reservado para sessões de fortalecimento muscular. Procure um profissional de Educação Física credenciado no conselho da categoria, e depois de uma anamnese e algumas avaliações você terá uma rotina de treinos ideal para obtenção de seus objetivos. E o melhor, sem lesões. Bons treinos e até próxima.

[divider]