Com toda certeza todos já repararam que alguma pessoas possuem o arco da canela mais aberto, outros encostam um joelho no outro, canela do “Garrincha”, Joelho de Cowboy, etc… Agora você entenderá um pouco mais sobre cada tipo de joelho.

As famosas canelas do imortal jogador de futebol Mané Garrincha são conhecidas em todo o mundo. O “anjo” das pernas tortas que mesmo com suas pernas totalmente encurvadas endiabrava os adversários possuía um tipo de joelho conhecido nos meios especializados como Genovaro.  Essas “pernas curvas” ou “pernas de Cowboy”, consistem em angulação externa do joelho, com o eixo do Fêmur e da Tíbia desviando medialmente. Pode desequilibrar os arcos plantares, ocasionando uma tendência de que a pisada do atleta possa ser Supinada ou Subpronada (como preferirem) e o tendão calcâneo varo. Isto quer dizer que através desta angulação, a pessoa tende a força a região externa do corpo, tornando os movimentos das passadas mais frágeis, pois o atleta supinador, tende a não possuir contato com o terreno usando toda a região dos pés, o que acaba pressionando e ocasionando alguns tipos de torções, caso não tome as medidas de precauções necessárias, como um calçado adequado ao tipo de pisada. Na foto ao lado é possível notar que toda extensão desde o Fêmur tende a ser encurvada para a parte externa o que possibilita uma maior tendência a supinação.

–  O joelho varo afeta a da articulação da tíbia, à diáfise do fêmur e da tíbia também.

–  Entre as causas mais comuns em nosso meio de desenvolvimento de joelho varo é o raquitismo (deficiência carencial de vitamina D).

tipos-joelhos

GENOVALGO OU JOELHOS VALGOS

Ao contrário do Genovaro, as pessoas com o tipo de Joelho Genovalgo tendem a encostar um joelho no outro. Este tipo de joelho consiste em uma angulação medial do joelho e desvio para fora do eixo longitudinal da tíbia e do fêmur. No desequilíbrio do arco plantar, ocasiona o pé pronado e plano. Isto é ocasionado por um desvio sobre o plano frontal, no qual os côndilos tendem a tocar-se e os maléolos têm, ao contrário, uma distância mais ou menos significativa.

É normal o caso em que a distância intermaleolar, que vai de 1,5 a 3 cm nas crianças entre 2 e 5 anos, não supere os 5 cm; uma distância intermaleolar superior a 5 cm é, ao contrário, de se considerar patológica e a evolução acaba freqüentemente num joelho valgo no adulto. Este tipo de fato há muito tempo esteve associada ao raquitismo, mas logo foi constado que nada mais era do que uma estrutura natural do corpo humano. Um dos fatores que acarretam no aparecimento do joelho valgo e um pé chato, é um delicado equilíbrio entre uma hipotonia muscular e o peso corpóreo

 Os tipos de joelhos são uma formação desenvolvida ao longo dos anos. Geralmente estão relacionadas ao fenômeno crianças distróficas, mais adiposas, com abdome volumoso e que tendem a caminhar com as pernas abertas. Não estão isentas crianças magras que apresentam notas de raquitismo, hiperflacidez ligamentar e hipotonia muscular.
[divider]