A pedido da leitora Ana Paula Freire, hoje apresentaremos uma ótima opção para que busca entrar em um nível mais avançado de práticas esportivas, onde o acompanhamento de rendimento é essencial

Para iniciar uma prática esportiva devemos buscar inúmeros componentes de segurança, visando evitar problemas ocasionados pela prática excessiva de algumas atividades. O monitor cardíaco ou frequencímetro, é uma ferramenta super importante para garantir a segurança dos praticantes. Com ele é possível em tempo real acompanhar os batimentos do seu coração, duração do treinamento, e em alguns modelos até mesmo a capacidade de oxigenação que seu pulmão possui. Hoje apresentaremos o FT 4, da finlandesa POLAR, líder de mercado no segmento e frequencímetros.

polar-ft4-

O Polar Fitness – FT 4, possui diversas funções que tendem a oferecer desde o acompanhamento em tempo real do batimento cardíaco, através da junção de tecnologias. Em um primeiro momento o Transmissor wearlink™ é o equipamento que capta o batimento cardíaco em tempo real e transmite imediatamente ao relógio. Este transmissor, não recebe nenhum tipo de interferência, garantindo que o que aparece no visor do relógio é o batimento real, tornando os treinos mais seguros, com o acompanhamento ideal do seu BPM. Além disto, este componente é removível o que diferente das fitas T-31 (encontradas no FT1 e FT2), permite após o uso por completo a troca da bateria, não necessitando a compra de uma nova fita transmissora.

Neste modelo encontram-se diversas funções de acompanhamento dos limites que o atleta esteja. Esta função é Frequência cardíaca contínua bpm / % – Nas linhas mais simples de frequencímetros Polar, não é possível o acompanhamento através de percentual. Este tipo de acompanhamento é ideal para um rendimento ainda maior em seus treinamentos. Geralmente instrutores informam aos atletas o percentual que se deve buscar para ganhar resistência, perder peso, e na linha mais simples isto não é possível. Neste modelo, se o seu batimento máximo (indicado pelo instrutor) é de 160 BPM e o orientador diz que deve oscilar entre 60 e 70% disto, isto quer dizer que o máximo que se deve atingir para ter a finalidade que busca atingida é em torno de 96 e 112 BPM. Nos modelos simples você terá que fazer o calculo de cabeça, já na linha com a função BPM% isto não é necessário.

Outra função destacável de acompanhamento de rendimento é o Indicador gráfico de zona alvo – que permite o acompanhamento adequado dos limites que foram atingidos nos treinamentos. Com ele você pode analisar o tempo que você esteve dentro dos limites indicados pelo seu orientador. Se um instrutor prepara uma planilha onde você deve estar dentro de um limite de BPM, esta tecnologia permite que após o treino você veja se o que foi proposto foi atingido ou não.

Além disso tudo, é possível observar quantas calorias foram perdidas durante o treino, através do OwnCal, função que permite ao usuário ter o relatório real do que foi perdido em calorias durante a atividade. A função OwnCal (Perda Calórica), permite que após a prática, o resultado seja obtido em tempo real.

Algo fundamental em um treinamento é não perder o ritmo da atividade. Imagine-se tendo que diminuir para ver a hora em vez do batimento? Pois é, seria um inconveniente para suas práticas. No POLAR FT 4, foi inserida a Função toque cardíaco – heart touch™ – que permite a TROCA das funções através da aproximação do relógio para a fita transmissora. Com isto, ao levar o relógio em uso, próximo ao peito, um bip avisa que a função foi trocada e o seu treinamento continua sem necessitar diminuir o ritmo ou pausar para isto.

[review]

[divider]