A população de corredores continua crescendo e a incidência de lesões relacionadas com a corrida também. Para orientar você na prevenção do famoso “joelho do corredor”, a Dra Nayara Nepomucenno, esclarece alguns pontos e dá dicas preciosas no combate e prevenção deste problema.

A Síndrome do Trato Iliotibial, conhecida como “Joelho de Corredor” é a causa mais comum de dor na lateral do joelho em corredores (afeta de 5 a 14%), aparecendo muitas vezes em ciclistas também. É uma lesão por overuse (uso excessivo) resultante da fricção repetitiva da banda iliotibial gerando uma inflamação da porção distal desse tecido.

A banda iliotoibial é uma banda espessa da fáscia que cruza o quadril e insere-se na região do joelho. Em alguns atletas a flexão e extensão repetitiva do joelho irritam e inflamam esse tecido.

Possíveis causas

Movimentos excessivos de flexão e extensão do joelho; mecanismo atípico do quadril e/ou joelho; aumento do stress sob o trato; calçados inadequados; excesso de treinamento; treinos excessivos em descidas; fraqueza ou inibição dos músculos glúteos; desequilíbrio muscular.

Estudos mostram que muitas vezes a biomecânica do quadril, joelho, tornozelo e/ou pé de corredores que apresentam a síndrome do trato iliotibial é consideravelmente diferente dos corredores que não apresentam lesão.

Dicas

Sempre realizar alongamentos de trato iliotibial (lateral da coxa); alongamentos de glúteos; liberação miofascial de toda parte lateral da perna; fortalecimento muscular; terapias para redução do quadro inflamatório; modificação dos treinamentos e reeducação muscular.

assinatura-fisio

 [divider]