Pesquisa revela as vantagens mentais que o esporte pode trazer para o organismo

Corrida, caminhada e outras formas de atividade física podem ajudar as pessoas a prevenirem os sintomas de depressão. Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, e publicado no American Journal of Preventive Medicine, indica que o exercício pode evitar o desenvolvimento da doença em todas as faixas etárias.

A pesquisa analisou 30 pessoas por 26 anos e descobriu que quem fazia pouca ou nenhuma atividade, era mais propenso a mostrar sinais de depressão ou ser diagnosticado com a doença anos mais tarde. Já aqueles que se exercitavam com certa frequência, apresentaram chances menores de ficarem deprimidos com o passar do tempo.

Para o responsável pela pesquisa, George Mammen, o estudo pode revolucionar o tratamento da doença no mundo, deixando um pouco de lado a prescrição de medicamentos. “Nosso sistema de saúde é tributada. Precisamos mudar o foco e procurar maneiras diferentes de afastar a depressão, desde o início”, disse o pesquisador ao site oficial da Universidade de Toronto.

O estudioso ainda ressaltou a importância da atividade física na vida das pessoas. “Se você não estiver fisicamente ativo, você deve iniciar o hábito. Está pesquisa mostra evidências promissoras de que as vantagens do exercício vão muito além dos benefícios físicos”, afirmou.