Alimentação balanceada, aquecimento e flexibilidade. Confira as dicas para melhorar seu desempenho

1 – Os treinos mais indicados para o aumento de velocidades são os intervalados. O estímulo proporcionado por esse tipo de trabalho faz com que o organismo seja capaz de realizar movimentos mais rápidos com menor frequência cardíaca.

2 – Por causa da maior exigência das articulações e dos músculos, os intervalados aumentam o risco de lesão. Esse tipo de treino só pode ser realizado de uma a duas vezes por semana, e é importante estar com a musculatura bem aquecida antes de iniciar a série de tiros.

3 – Durante o período de treinamento, testes de 3 km, 5 km e até 8 km ajudam a avaliar a evolução do corredor e saber se ele está no caminho certo para cumprir o objetivo traçado para a prova.

4 – É muito importante melhorar o desempenho nos 10 km antes de pensar em partir para distâncias mais longas. Isso gera um lastro fisiológico e faz com que o corpo se adapte melhor ao impacto e desgaste da corrida, evitando lesões por movimentos repetitivos em corridas maiores.

5 – Mantenha uma alimentação balanceada e tente perder os quilinhos extras. Quanto mais leve você estiver, mais prazerosa será a sua corrida e menor será o desgaste das articulações. Além disso, ao carregar menos peso fica mais fácil manter uma velocidade maior.

6 – Trabalhos que visam o aumento da flexibilidade, como alongamentos e yoga, e de fortalecimento muscular, como musculação, pilates e exercícios funcionais, devem fazer parte da rotina de todo corredor. Eles contribuem para que exista uma harmonia na evolução da performance, reduzem os riscos de lesão e retardam a fadiga muscular.

7 – Além da regularidade nos treinos, alguns fatores também são fundamentais para quem deseja melhorar o desempenho na corrida. Respeite os períodos de descanso e tente ter um sono constante, de pelo menos oito horas por noite. Evitar o estresse mental no dia a dia também contribui para a prevenção de problemas psicológicos que podem afetar a prática esportiva.

Fontes: Diego Lopez, formado em educação física e pós-graduado em treinamento desportivo, é diretor técnico da Trilopez Assessoria Esportiva; José Carlos Fernando, o professor Zeca, formado em educação física pela Universidade de Santo Amaro, é diretor técnico da assessoria esportiva Ztrack.
[divider]