O segmento running é repleto de marcas dos mais elevados níveis. Uma das mais completas é a Brooks que já tentou entrar no mercado brasileiro por 2 vezes e não conseguiu firmar-se.

A Brooks é uma das mais renomadas e respeitas marcas de calçados esportivos no cenário mundial. Os maiores especialistas do segmento conhecem a qualidade aplicada em seus produtos, e as tecnologias desenvolvidas pela fabricante norte-americana, é de deixar muita marca conhecida no Brasil, para trás. Mas a pergunta que fica é: Por que a Brooks ainda não emplacou no Brasil?

Para tentar identificar algumas das possíveis razões do insucesso nestas duas tentativas, o especialista Mateus Frayner escreve um pouco sobre os produtos e características dos principais modelos Brooks.

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Quem é a Brooks?

A Brooks é uma gigante norte americana que esta presente em diversos países da América latina e do mundo. Em seus 100 anos de história, ela consolidou-se em um dos mercados mais competitivos do mundo, os Estados Unidos. No Brasil, por duas vezes a marca precisou recuar e sair do mercado tupiniquim, seja para repensar como entrar ou mesmo por desistência. Nas suas duas passagens pelo país, ficou um quê de despreparo dos importadores e também da falta de tato e estratégia de quem administrava a conta no país, pois com produtos de altíssima qualidade, é de estranhar ver inúmeros outros fabricantes com qualidade inferior, conseguindo abocanhar espaço no Brasil.

A Brooks possui sem dúvida alguma, calçados que podem facilmente ser considerados os melhores do mundo ou figurar entre os três melhores de suas respectivas categorias. Podemos citar especificamente o Brooks Glycerin e Adrenaline, modelos desenvolvidos para atletas de pisada neutra e pronada respectivamente, que sem dúvida alguma, fazem frente aos mais famosos modelos presentes no Brasil, como Asics Nimbus/Kayano, Saucony Triumph/Hurricane, Mizuno Creation/Paradox, Adidas Boost Ride e New Balance 1260/1080.

Mesmo possuindo modelos que estão entre os melhores do mundo, a norte-americana por duas vezes tentou entrar no mercado brasileiro e acabou fracassando, o que levanta a pergunta: Porque uma marca tão forte e com calçados tão completos, sofre ao tentar se consolidar no mercado brasileiro?

Qualidade de Produto

Os produtos Brooks são do mais elevado nível possível. Utilizamos diversas vezes estes produtos e seu acabamento, durabilidade e capacidade de controle de movimento no caso dos “pronadores” e amortecimento nos “neutral/cushioning”, colocam os produtos da marca entre os melhores do mundo. A estética também é boa, o que torna ainda mais complicado entender o motivo de uma marca tão forte não firmar-se em um mercado tão amplo e abrangente como o brasileiro.

Vamos listar os principais pontos:

O consumidor brasileiro não gosta de arriscar

Se for para investir R$ 500,00 em um produto, o consumidor brasileiro prefere que o mesmo seja conhecido pela grande maioria ou esteja nos pés de celebridades.

Pouca divulgação no país

Quem não é visto, não é lembrado”  Apesar de ser forte mundo afora, no Brasil a marca sequer figura entre as 10 mais lembradas (segmento de calçados). Portanto, faz-se necessária ampla divulgação e presença nos principais eventos do setor running.

Atratividade baixa

No primeiro ponto já frisamos que o brasileiro gosta de produtos muito conhecidos e que estejam na boca do povo. Para uma marca sem tanto apelo popular no país, ter em mente que às vezes é melhor perder um pouquinho e ganhar espaço, pode ser uma excelente alternativa. Oferecer produtos como Glycerin e Adrenaline a preços mais em conta, pode ser uma excelente alternativa para a marca.

Ghost 5

Apesar de tantos obstáculos no mercado brasileiro, quem conhece os produtos busca de todas as maneiras adquiri-los, e a Brooks tem feito a sua parte. A marca tem disponibilizado em seu próprio site, vendas com entregas para o Brasil, com impostos e fretes inclusos, sem risco de seu produto ficar preso na receita federal.

Vale a pena conhecer os produtos da marca e garantir que suas corridas tenham muito mais opções.

 

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