Seus modelos são desenvolvidos para um tipo diferente de corrida, onde o atleta pousa com a região do médio pé

A Newton é uma daquelas marcas que surge do nada e muda todo um conceito. Seus calçados são desenvolvidos com o principio da 3ª lei de Isaac Newton, onde para toda ação  há uma reação, a marca entendeu que em vez apenas de proteger os pés contra os impactos causados durante o contato com o solo, poderia ser aproveitada a energia gerada por este contato, em forma de impulsão, auxiliando os movimentos dos atletas. Com isto foi desenvolvido o sistema Ação / Reação° Newton Running, que busca dar uma resposta mais eficaz ao amortecimento, funcionando como um trampolim. O modelo Sir Isaac S, faz alusão ao nome do grande físico e é uma forma diferente de homenagem ao inspirador da tecnologia que a marca utiliza.

FÍSICA APLICADA, AMORTECIMENTO E IMPULSÃO

Para se ter este tipo de retorno (impulsão) a região dianteira do calçado não esta em um mesmo nível de estrutura do que a parte traseira. Há uma diferença de altura entre estas regiões, na parte dianteira e médio-pé do calçado esta inserida a segunda geração da tecnologia Action/Reaction que conforme descrita acima, funciona como um trampolim, auxiliando em um dos movimentos que mais forçam os pés durante as passadas, o içamento. Como mostra a figura ao lado, existe uma pequena variação entre as duas regiões do calçado, causando o chamado “drop” que em termos calçadistas, seria a diferença existente entre as partes traseira e dianteira dos calçados. No caso do Newton Sir Isaac S, esta diferença tem como função auxiliar no movimento natural das passadas durante os treinamentos. Com isto a perda de energia durante cada movimento é minimizada, consequentemente o desgaste físico é menor e o atleta ganha em rendimento. A ideia é que os movimentos possam ser os mais naturais possíveis, pois a algumas marcas entendem que com muitas estruturas de amortecimento no calcanhar, os calçados acabam forçando aos atletas uma corrida que não permitem aos pés realizarem os movimentos naturais.

Newton-Sir-Isacc S

Outro componente que complementa este principio de Action/Reaction no Isaac S, é E.V.A Rebound que é uma evolução do E.V.A tradicional encontrado na maioria dos calçados para caminhada e corrida. O E.V.A Rebound, é mais performático e não tem como função apenas amortecer, ele também funciona como amortecimento de resposta rápida, minimizando o impacto e devolvendo parte da energia que seria perdida nos treinamentos. 

Para garantir o controle adequado da umidade, a Newton conta com o sistema Upper Mesh, sistema de ventilação e controle da umidade que é encontrado na parte superior do cabedal. São as famosas “telinhas”, componente indispensável para os calçados atuais. Todo atleta transpira e essa transpiração precisa ser retirada dos calçados, pois caso não aconteça isto, a umidade será elevada e bolhas e calos poderão ser mais corriqueiras do que o normal.

newton-sir-isaac-review

 [review][divider]