Desenvolvido para corredores de níveis mais elevados, o Newton Gravity é uma boa opção para treinos mais performáticos.

Com este princípio físico apresentaremos uma das marcas mais revolucionárias dos últimos tempos, a Newton Running! Pouco conhecida no Brasil, mas cada vez mais forte nos Estados Unidos, os especialistas da marca usam a 3ª Lei de Newton como ideia central para desenvolvimento dos componentes de atenuação de impacto usado nos calçados.

Newtonrunning

TRAMPOLIM, GRAVIDADE E AMORTECIMENTO

Como a Lei de Newton diz: Para toda ação há uma reação, a marca entendeu que em vez apenas de proteger os pés contra os impactos causados durante o contato com o solo, poderia ser aproveitada a energia gerada por este contato, em forma de impulsão, auxiliando os movimentos dos atletas. Com isto foi desenvolvido o sistema Ação / Reação° Newton Running, que busca dar uma resposta mais eficaz ao amortecimento, funcionando como um trampolim.

Para se ter este tipo de retorno (impulsão) a região dianteira do calçado não esta em um mesmo nível de estrutura do que a parte traseira. Há uma diferença de altura entre estas regiões, na parte dianteira e medio-pé do calçado esta inserida a Tecnologia Action/Reaction que conforme descrita acima, funciona como um trampolim, auxiliando em um dos movimentos que mais forçam os pés durante as passadas, o içamento. Como mostra a figura ao lado, existe uma pequena variação entre as duas regiões do calçado, causando o chamado “drop” que em termos calçadistas, seria a diferença existente entre as partes traseira e dianteira dos calçados. No caso do Newton Gravity, esta diferença é de 3mm, e tem como função auxiliar no movimento natural das passadas durante os treinamentos. Com isto a perda de energia durante cada movimento é minimizada, consequentemente o desgaste físico é menor e o atleta ganha em rendimento. A ideia é que os movimentos possam ser os mais naturais possíveis, pois a algumas marcas entendem que com muitas estruturas de amortecimento no calcanhar, os calçados acabam forçando aos atletas uma corrida que não permitem aos pés realizarem os movimentos naturais.

Outro componente que complementa este principio de Action/Reaction no Gravity, é E.V.A Rebound que é uma evolução do E.V.A tradicional encontrado na maioria dos calçados para caminhada e corrida. O E.V.A Rebound, é mais performático e não tem como função apenas amortecer, ele também funciona como amortecimento de resposta rápida, minimizando o impacto e devolvendo parte da energia que seria perdida nos treinamentos.

Já o sistema Met-flex enhanced midfoot flexibility, consiste em um material mais flexível na região do meio-pé, onde o movimento de transição da passada ocorre. Esta tecnologia é localizada nesta região devido a flexão que ocorre no meio-pé durante as passadas.

Em termos de aderência, durabilidade e resistência a abrasão no solado, a Newton conta com componentes de carbono em regiões estratégicas daquela área, pois independente do terreno no qual é realizado a prática esportiva, o contato dos calçados com o solo é existe e em virtude disto a Newton inseriu componentes de carbono nas regiões onde a fricção é maior durante as passadas. Esta tecnologia consiste em uma composição diferenciada da borracha em regiões onde o desgaste é maior que são no calcanhar e na parte dianteira do calçado. Com isto, o calçado tende a ter uma deformação uniforme ao longo de sua vida útil, pois esta composição é encontrada apenas onde a abrasão é alta. Além disto, este material garante maior estabilidade durante as passadas, pois o “grip” é maior, com isto o atleta ganha em aderência e vida útil.

Newtonreview

[review]

[divider]