Dando continuidade ao especial Tipos de Pisada, esclareceremos um pouco mais sobre a Pisada Neutra. Um dos principais benefícios para que tem como tipo de pisada a Neutra, é a gama maior de calçados disponibilizados para aquisição.

Um dos principais benefícios para que tem como tipo de pisada a Neutra, é a maior quantidade de produtos disponível no mercado. Geralmente as principais marcas desenvolvem os calçados voltados para Pisada Neutra e um segundo tipo de pisada, os famosos Neutro/Supinados(Subpronados) e Neutro/Pronado o que facilita na escolha dos produtos. Mais este também é um ponto que se deve ter cuidado, já que dependendo do grau de controle dos calçados Neutro/Pronadores, isto pode afetar diretamente o corredor de pisada Neutra, já que este tipo de calçado tende a reter o movimento do atleta Pronador.  Geralmente as marcas fornecem uma quantidade maior de modelos e isto permite ao consumidor uma possibilidade de escolha bem maior. Então o que seria a pisada Neutra? De acordo com fisioterapeutas e estudiosos da área, o que denominamos pisada Neutra, é o movimento da pronação com uma angulação de até 15º para parte interna.

tipos-de-pisada

Toda e qualquer pisada possui o movimento da pronação. E no caso da pisada Neutra, este movimento ocorre de forma mais suave, controlada, sem forçar tanto as articulação e ao sair do contato com o solo, o atleta distribui o peso e a fase da impulsão sobre os 5 (cinco) dedos do pé de forma simultânea, conseguindo maior área de distribuição e estabilidade. Isso faz com que o peso possa ser distribuído de forma a não exercer pressão excessiva sobre o dedão ou os últimos dedos externos o que é característica tanto da pronação , quanto da supinação (subpronação). Os atletas com este tipo de pisada tem como característica o arco do pé (cava) com uma cava não muito excessiva, além disto, como foi citado acima, eles conseguem pela biomecânica do movimento natural da passada, distribuir de maneira mais adequada a pressão exercida sobre os dedos dos pés, fazendo com que a área seja sobre os 5 (cinco) dedos.
Sendo assim, pode-se definir a pisada Neutra, como um movimento que durante todo ciclo da passada, distribui e estabiliza a passada, além de manter grande parte da área da sola do pé em contato com o solo no movimento da passada.

[divider]