A Osteíte púbica, também conhecida como Pubalgia, é uma condição inflamatória envolvendo os ossos púbicos (sínfise púbica). É comum em esportes como futebol, rugby, atletismo e judô.

Mais conhecida como Pubalgia, a osteíte púbica, ficou mais famosa através do jogador de futebol Ricardo Izecson ou como conhecemos, KAKÁ. Em sua passagem pelo poderoso Real Madrid o atleta sofreu com esta lesão que até hoje o persegue. Porém, este tipo de lesão é muito mais comum do que se imagina e a Draª Nayara Nepomucenno, especialista em Fisioterapia Esportiva vai esclarecer para os leitores do Tecnologia do Tênis.

DIAGNÓSTICO, CAUSAS E TRATAMENTOS

Normalmente a lesão desenvolve-se pelo movimento repetido de hiperextensão excessiva do tronco com hiperabdução do quadril (em chutes ou corridas) e é mais comum e homens do que em mulheres.

DIAGNÓSTICO: O diagnóstico da lesão é feito por testes especiais e específicos, por exames de imagem e pelo relato do paciente (dor na região púbica e/ou adutores do quadril que piora com esforço e melhora com repouso). Além disto, testes de Ultrassonografia e Raio X permitem avaliar de maneira mais precisa situações como rarefação óssea, degeneração óssea, cisto e também inflamações.

POSSÍVEIS CAUSAS: sobrecarga, mecanismo repetitivo, trauma ou fraqueza da musculatura abdominal e adutora do quadril.

TRATAMENTO: redução de treinamento, fortalecimento muscular, ajustes articulares, alongamentos muscular (quando tolerado), medidas anti-inflamatórias e treino de propriocepção.