O Nike Free 5.0 já virou tradição no meio running. Leve, flexível e com boa plataforma de transição, este modelo é indicado para quem já possui certa experiência no mundo das corridas.

A atleta Renata Abdala sugeriu a avaliação de um dos mais completos calçados do mercado, e o Tecnologia do Tênis começa 2015 com uma super matéria sobre o completíssimo Nike Free 5.0, que chega em breve as prateleiras das principais lojas running do mundo.

 

ENTENDA, TECNOLOGIAS E BE FREE

Antes de utilizar o Nike Free 5.0 ou qualquer variação da linha Free, é preciso entender que não é todo atleta que esta apto a utilizar este calçado. Com o crescimento exponencial dos adeptos ao mundo running, aumenta-se também os erros durante a compra de alguns produtos do segmento. Você deve enxergar em um calçado para corrida a extensão do seu corpo, e errar durante a escolha dele é um risco para sua saúde.

O fato dos modelos da linha Free possuírem perfis extremamente flexíveis agrada bastante ao iniciante. Porém, este tipo de calçado é voltado para quem possuí certo domínio sobre a mecânica da corrida, pois JUSTAMENTE devido a sua estrutura flexível o modelo requer maior controle sobre suas passadas.

O Nike Free 5.0 é o que chamamos de modelo para TRANSIÇÃO de categorias, onde um atleta que já pratica corrida há um tempo quer aumentar o nível e passar para o segmento MINIMALISTA. O Free 5.0 não é 100% minimalista tampouco 100% treino, ou seja, fica em um meio termo ideal para quem deseja realizar uma transição de categoria controlada.

Como já destacamos acima, a principal característica desta linha é a extrema flexibilidade. O modelo possui diversos cortes por toda extensão da sola e 51 pontos de pressão que distribuem de maneira individual toda carga que é exercida durante a atividade. Esta linha possui a capacidade de fortalecer a musculatura, uma vez que os 51 diferentes pontos de pressão existentes sulcos encontrados na região permitem que a transição da passada seja mais natural e eficaz possível. O curioso é que no Free 5.0 2015, o solado é diferente dos demais Free, pois seu desenho é em formato de favo de mel, o que em termos técnicos podemos dizer que oferecerá maior aderência e raio de adaptação ao solo e permite maior amplitude direcional durante as passadas.

FREE---INSERT

Outra característica bastante agradável deste modelo é o selamento que a marca utilizou na estrutura do cabedal. Em vez de utilizar costuras, a marca utilizou o sistema Hyperfuse, uma junção de materiais que não utiliza costuras, otimiza a respirabilidade e o controle interno de umidade. Com isto, inconvenientes como bolhas e calos são minimizados, além é claro de deixar seus pés sempre secos e arejados.

Se você também quer ser um corredor “Free” lembre-se de analisar qual linha atenderá melhor suas características atléticas, pois você não apenas está comprando o calçado mais vendido pela Nike em 2014, você estará adquirindo um dos melhores calçados do mundo.