Evolução é a primeira palavra que podemos utilizar para classificar o lançamento Asics Meta Run, o super calçado desenvolvido para seus treinamentos. Não aguentamos esperar e trouxemos ele diretamente da Austrália para realizar a avaliação mais completa desta nova alternativa para sua corrida.

Sem dúvidas que a Asics é uma das marcas mais inovadoras em termos tecnológicos para calçados esportivos. Seus modelos buscam sempre tornar a marcha das passadas algo mais natural, com menor impacto a estrutura do corpo e diminuição na incidência de lesões. Com o MetaRun a marca entre em um patamar completamente diferente em tecnologias e preço do produto. Mas, os R$ 1200,00 que serão investidos valem a pena? Vamos explicar as principais tecnologias aplicadas neste produto e suas funções, que fazem deste modelo um dos mais caros do mercado.

GEL? Não! X-GEL.

Todo atleta que já correu ou mesmo ouviu falar da Asics, conheça o Sistema de amortecimento ASICS GEL. No Meta esta tecnologia sofreu uma variação que a Asics batizou de X-GEL. A diferença entre ambas é o posicionamento do material, sendo inserido em locais que sofrem maior pressão. Desta maneira o atleta terá um calçado com maior absorção de impacto e consequentemente menor possibilidade de lesão. Além disto, o X-GEL é mais durável, macio e responsivo, auxiliando o atleta em cada fase da passada.

FLYTEFOAM

A tecnologia FlyteFoam em nossa perspectiva é a mais destacável no Meta Run. Graças a ela o peso do calçado é bem mais baixo do que os concorrentes. A Asics inseriu fibras orgânicas com resiliência superior aos principais materiais de entressola, capacidade responsiva de amortecimento e como já citado, baixo peso. Sendo até 55% mais leve do que outros componentes utilizados na região medial do calçado

Tecnologia do Tênis - Meta Run - Flyte

ADAPTTRUSS

A fibra de carbono reforçado, de duas peças AdaptTruss dá estabilidade incrível e surpreendente flexibilidade. Redução do impacto de forças mediais com o pé, o que significa que vai flectir de forma segura, mas tornam-se rígidos, se os rolos de pé em demasia.

Tecnologia do Tênis - Meta Run - AdaptTruss

JACQUARD MESH

O cabedal conta com o componente Jacquard Mesh, material altamente adaptável aos pés, que permite ao atleta correr sem a necessidade de meias, além de garantir maior ventilação, controle de umidade e flexibilidade ideal para região.

METACLUTCH AND MEMORY FOAM LINING

Também no Cabedal, mas na parte traseira e região interna, encontram-se as tecnologias METACLUTCH AND MEMORY FOAM LINING que otimizam todo o ciclo das passadas. O MetaCluch é o Exoesqueleto que envolve os pés e é localizado na região do tornozelo. Ele garante estabilidade e controle torsional em cada movimento. Já o Memory Foam, como o nome já diz é uma Espuma, com efeito memoria, um componente adaptável aos mais variados pés e que garante o ajuste necessário em cada atividade.

SLOPED DUOMAX

Os pronadores estão familizariados com a tecnologia Duomax e Dynamic Duomax. Elas estão presentes nos modelos voltados para atletas de pisada leve pronada, pronada e pronadores severos. No Meta Run ela sofreu uma nova variação e foi batizada de Sloped Duomax, material mais leve, dinâmico, com maior eficiência no controle da marcha e direcionamento das passadas.

GENDER SPECIFIC CUSHION

Para atender as diferentes necessidades de gênero, a entressola também conta com o Gender Specific Cushion (GSC), material sobreposto ao SpEva, com densidade mais baixa e macia, fornecendo o máximo de conforto para os diferentes tipos de atletas.

SPEVA® MIDSOLE MATERIAL

A entressola conta com diversos componentes que atuam para diminuir o impacto sobre o corpo e melhorar a transição e eficácia das passadas. Com finalidade de atenuar impactos e fornecer um efeito que denominamos Bouce Back, o SpEva foi fartamente distribuído por toda extensão desta região, garantindo que o atleta tenha o máximo de performance em seus treinamentos.

FLUIDFIT

Podemos dizer que o cabedal do Meta Run é o melhor já produzido pela Asics, em termos técnicos. Temos que esperar mais e mais reviews, pois a decepção com o Kinsei 5 e esta região foi enorme, fazendo com que fiquemos ligeiramente céticos quanto a qualidade desta região. Apesar disto, em um primeiro calce o Meta Run fornece uma sensação de conforto bem superior aos tradicionais Kayano e Nimbus, carros chefe da marca. O Meta pode ser utilizado sem meias e isto é uma boa alternativa para qualquer corredor.

AHAR+

O A.H.A.R – Asics High Abrasion Rubber – Também foi “contaminado” pelo Meta, recebendo uma ligeira evolução. O material está mais durável, fornece maior tração e durabilidade. Outro ponto é que você sente ao apertar as propriedades de amortecimento presente no solado, um ganho a mais para sua corrida.

IMPACT GUIDANCE SYSTEM (I.G.S.)

Sempre pensando na mecânica do movimento, melhor direcionamento das passadas e uma transição de passada mais eficaz, a Asics com o I.G.S – IMPACT GUIDANCE SYSTEM, tenta permite que seus pés tenham um auxilio em todas as fases do movimento. Assim, a distribuição de impacto e direcionamento da passada será mais próxima do movimento natural do seu corpo.

Avaliação Final:

O Meta Run é sem dúvida um calçado que eleva a Asics para um novo patamar. Entretanto, R$ 1200,00 em um calçado, por melhor que seja, não é um valor aceitável. É sabido que a cara tributária do nosso Brazilsão é absurda, mas podemos comprar 1 Kayano e 1 Noosa Tri praticamente pelo mesmo valor. São modelos inferiores ao Meta? No caso do Kayano ligeiramente, e do Noosa Tri sim, mas suas finalidades são distintas.

Durante os treinos, cerca de 200 km rodados com o Meta, o modelo comportou-se com um modelo bem eficaz no que propõe: Uma passada suave, estável e extremamente macia.